Quem Somos
O grupo de pesquisa Trajetórias, Cultura e Educação (TRACE) nasceu em março de 2013, da confluência de interesses de pesquisadores ligados ao Departamento de Educação da UEFS em torno de reflexões e ações sobre os possíveis diálogos entre juventude, cultura, mídia, imagem e educação.
O TRACE reune um grupo de professores que integram diferentes campos do conhecimento, tais como sociologia, biologia, arte-educação, psicologia, música, de maneira interdisciplinar. Os pesquisadores vêm buscando traçar caminhos de pesquisa por entre educação e trajetórias de vida, priorizando as culturas populares e juvenis na sua relação com os espaços formais e não formais de educação, cartografando sujeitos e contextos em suas expressões artístico-culturais e políticas.
Linha de pequisa: Juventude, educação e práticas culturais
Coordenação
Ivan Faria
É bacharel em Psicologia (1999) e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2006). Atualmente cursa Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e realiza estágio doutoral na Universidade de Lisboa. É professor assustente do Departamento de Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana e membro dos grupos de pesquisa TRACE (Uefs), Observatório Social da Juventude (UFRB) e Observatório da Juventude (UFMG). Suas atividades atuais estão voltadas para as seguintes áreas de conhecimento: juventude, cultura, educação formal e não-formal, educação e trabalho, educação e arte.
Mirela Figueiredo Santos Iriart
Graduei-me em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia em 1995 e entre 2000 e 2005 realizei o mestrado e o doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Sou professora titular em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ensinando as disciplinas Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano para os cursos de Pedagogia e de Psicologia. Nos últimos cinco anos tenho me dedicado à pesquisas em torno das trajetórias juvenis em contextos de vulnerabilidade social, das culturas juvenis e as formas de pertencimento e de agenciamento dos jovens, assim como do papel da arte, como campo simbólico, nas transformações de si e nas mudanças sociais. Atuo desde 2010 no programa de Pós-graduação em Educação da UEFS, orientando estudantes de Mestrado em seus projetos de dissertação, no ensino de disciplinas tais como Juventude e Educação e Metodologia da Pesquisa em Educação. Faço parte do grupo de pesquisa TRACE cujo interesse se constrói na interface entre Trajetórias de vida, Culturas e Educação, levando em consideração os contextos sociais, as culturas juvenis em espaços urbanos e as redes de sociabilidade no seu potencial de inserção social. Entre o período de Setembro de 2014 e Agosto de 2015 realizei estágio pós-doutoral na London School of Economics and Political Science (LSE), junto ao Departamento de Psicologia Social e em parceria com a Professora Sandra Jovchelovitch, aprofundando meus estudos na perspectiva da Psicologia Social e Cultural
Pesquisadores
Neide Pinto Santos
Pedagoga ( UEFS - 2013), especialista em Psicopedagogia: Institucional, Clínica e Hospitalar ( FAVIC -2016), especialista em Atendimento Educacional Especializado (Universidade Cândido Mendes -2017), Mestra em Educação (UEFS- 2019). Membro do grupo de pesquisa Trajetórias, Culturas e Educação (TRACE). Membro do grupo de Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (GPEEPED). Membro do Grupo de estudos em Linguagens If Baiano GM ( GELIN). Atuou como professora da Educação Básica na rede pública municipal de Feira de Santana (2013- 2018). Atua como professora no Instituto Federal Baiano. Possui experiência na área da Educação formal e não formal com interesse nos seguintes temas: educação, juventudes, gênero, masculinidades e inclusão.
http://lattes.cnpq.br/0528539601877779
Fernanda Almeida Ribeiro Zatti
Psicóloga (UFBA - 2008), especialista em Gestão de Recursos Humanos (UNIFACS - 2011), em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CFP - 2015) e Mestranda em Educação (PPGE/UEFS - 2018). Atua desde 2014 como servidora efetiva (psicóloga) na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, é integrante do grupo de pesquisa TRACE (UEFS) - Trajetórias de vida, Culturas e Educação e possui interesse em temas relacionados à juventude, juventude indígena, trajetórias juvenis, transição para o ensino superior e vida universitária.
Adicione mais informações sobre este item..
Crislanda de Oliveira Santos Mendes
Psicóloga (CRP03/13265) graduada pela Faculdade Anísio Teixeira (Turma 2010.2), Mestra em educação pelo programa de pós graduação em educação (PPGE) da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, sendo Representante Discente do programa e também membro do grupo de pesquisa em Trajetórias, Culturas e Educação (TRACE) na linha de pesquisa: juventude, práticas culturais e educação. Doutoranda em Educação pela Universidade do Minho. Atuou como coordenadora do Conselho Regional de Psicologia - CRP/03 - Subsede Recôncavo/Feira (Gestão 2016 - 2018), coordenando também o GT de Psicologia e Educação da Subsede. Tem desenvolvido estudos na área de Educação com foco em desigualdade social, classes sociais, trajetórias juvenis, transições, ensino superior, gênero e relações raciais. E-mail: cris_psi@ymail.com
Adicione mais informações sobre este item..
Marta Martins Meireles
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana/UFES. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus XI. Especialista em Educação Especial/UEFS. Professora na Rede Municipal de Ensino dos municípios de Tucano(BA) e Serrinha(BA). Atuou como Professora no Atendimento de pessoas com Deficiência Visual no Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educativas Especiais - CAPENE - Serrinha(BA) e como Coordenadora Pedagógica no município de Tucano(BA). Presta serviço a uma Consultoria, com Assessoria Pedagógica e ministrando cursos na área de Educação e áreas afins. Dedica-se a estudos e pesquisas na área da Educação, com ênfase em Culturas Juvenis; Cotidiano Escolar; Violência escolar/bullying; Educação Especial/Inclusiva; Educação Infantil.
Maura Evangelista dos Santos
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Purificação e professora - Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.
Professores convidados
Denise Helena Pereira Laranjeira
January 01, 2020
Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1975), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Educação na Université de Sherbrooke (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, participa do Núcleo de Pesquisa TRACE, e membro do Colegiado do Mestrado em Educação-UEFS. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, educação, inserção socioprofissional, educação-não-formal, culturas.
Eduardo Frederico Luedy Marques
May 28, 2023
Graduado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestrado (1998) e doutorado (2009) em Educação Musical pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação e professor colaborador do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana. Também faz parte do núcleo de pesquisa TRACE. Tem experiência em Educação Musical, atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores de música, currículo, mídia e cultura popular.
Luciano André da Silva Almeida
January 01, 2020
Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Doutorado em Etnomusicologia pela mesma instituição (2010), com período de doutorado sandwich (abril de 2008 a março de 2009) no Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, onde foi orientado pela Profa. Salwa El-Shalwan Castelo-Branco, com apoio do CNPq. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando no Curso de Licenciatura em Música, do qual também já foi coordenador e vice coordenador (2012-2016). Tem experiência na área de música, onde desenvolve atividades como professor, pesquisador, compositor, arranjador e diretor musical. É consultor do projeto "Sambas, Rodas, Raizes", da University of Toronto (Canadá) e orienta estudantes de música deste projeto em viagens de pesquisa ao Brasil. Suas pesquisas abordado os seguintes temas: Xisto Bahia e contexto histórico-musical brasileiro do século XIX, etnomusicologia no ciberespaço, processos criativos e de disseminação de música, juventudes, educação e práticas culturais e mapeamento e estudo de consumo de música e práticas musicais em Feira de Santana.
Mestrandas
Jaiana da Silva Santos
June 03, 2020
Possui Graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas, Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Universidade Estadual de Feira de Santana), e Pós-graduação em Libras (Centro Universitário Barão de Mauá). Tem experiência na área de educação, atuando como professora da Educação Básica e do Ensino Superior. Participou como membro efetiva do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade - GEInter/UFRB. É servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), membro dos grupos de pesquisa Trajetórias, Cultura e Educação (TRACE) - UEFS e colaboradora do projeto de pesquisa Interidentidades petianas da UFRB: cenários, conexões, diálogos e interfaces. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: juventude, educação, culturas, diversidade e linguagens. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS, cujo título provisório da dissertação é “A condição juvenil de jovens mulheres bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Socioambientais da UFRB”, que tem como objetivo analisar a condição juvenil de jovens mulheres bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Socioambientais da UFRB, articulada às estratégias utilizadas por estas para garantirem sua permanência no ensino superior, e suas perspectivas de construção de projetos de futuro, levando em conta variáveis como fatores econômicos, culturais, de gênero, etnia, entre outros.
Suely de Almeida Santos
June 03, 2020
Graduada em Psicologia pela Faculdade Anísio Teixeira (2015). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Aprovação em concurso público para o cargo de Psicóloga Escolar, compondo o quadro de servidora efetiva do município de Amélia Rodrigues-BA. Atualmente, atua no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do Município de Amélia Rodrigues. Psicoterapeuta individual no atendimento a crianças, adolescentes e adultos. Atuou no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) - Osvaldo Brasileiiro Franco. Experiência no atendimento a pessoa com deficiência, no contexto da Equoterapia, sobretudo crianças com diagnóstico de autismo e paralisia cerebral, compondo quadro de Equipe Multidisciplinar. Interesse de pesquisa na área da Educação e Psicologia Social sobre os temas escola, adolescência, automutilação, suicídio e violência.
Carlene Leão Machado dos Santos
June 03, 2020
É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996). Foi bolsista do Programa Amanhecer dos Meninos de Rua/UEFS. Atuou como voluntária no quadro de comissários da Vara da Infância e Juventude, Feira de Santana. Tem especialização em Supervisão Escolar/UEFS. Exerceu a função de coordenadora pedagógica no Programa Educação do Trabalhador- SESI-Feira de Santana. Atualmente é coordenadora pedagógica no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães - SEC/BA. É membro do grupo de pesquisa Trajetória, Cultura e Educação (TRACE)- UEFS. Atualmente está na condição de estudante do Programa de Pós Graduação em Educação da UEFS ,com pesquisa na linha Culturas,diversidade e linguagens e a temática ligada a Juventudes.Tem experiência na área de Educação, com ênfase coordenação pedagógica.
Tarcisa Monteiro dos Santos
June 03, 2020
Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste (2005). É especialista em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente é professora na Faculdade Anísio Teixeira lecionando, no curso de Enfermagem, as disciplina de Metodologia da Pesquisa, Didática aplicada a Enfermagem e Relacionamento Interpessoal e Comunicação na Enfermagem; e no curso de Nutrição leciona as disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Tem vasto conhecimento na área de Pesquisa Científica, já atuou como vice coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Anísio Teixeira. Confeccionou manual de Orientações Metodológicas e atuou como Coordenadora do Encontro de Pesquisa da Faculdade Nobre.
Ana Rita Almeida Ferreira
June 03, 2020
Pedagoga. Graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Pós graduada em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE UEFS. Professora, atuando como coordenadora pedagógica do fundamental I e II na rede pública municipal de ensino de Feira de Santana. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação
Bolsistas de iniciação científica
Victoria Lima da Silva
June 03, 2020
Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Idealizadora do BOTAOCUNARODA: Grupo de Estudos Queer. Atualmente é bolsista de Iniciação Cientifica (CNPq/ UEFS) e pesquisa inserção de Jovens LGBTQ+ no Ensino Superior. Tem interesse nas áreas da sociologia e antropologia, se dedicando a pesquisar temas relacionados à sexualidade, dispositivos de gênero, corpo e abjeção.
Gleyciane Santos de Souza
June 03, 2020
Graduanda do 4° Semestre de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de do assiduamente no Pesquisa Processos de Ingresso no Ensino Superior: transições, suportes e arranjos do grupo que integra com o plano de trabalho: Investigação e análise das dificuldades de aprendizagem no primeiro ano das licenciaturas em Química e Matemática da UEFS. Tem interesse em áreas como sociologia, filosofia e educação, bem como em relacionados a aprendizagem, transição, adaptação, juventude, evasão escolar e cultura universitária.
Thalita Nascimento Gazar
June 03, 2020
Graduanda do 9º semestre em Psicologia em Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. Participou da empresa júnior de Psicologia, a CoOPsi, enquanto trainee e posteriormente como diretora presidente entre 2017 e 2019. Interessa-se por Psicologia Perinatal, tangendo os temas: maternidade, humanização do parto, violência obstétrica, sofrimento psíquico no período gravídico-puerperal. Possui noções básicas de informática e habilidade linguística em português, inglês e espanhol.
Milena Costa Nascimento
June 03, 2020
Graduanda de Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual de Feira de
Santana; Bolsista de Iniciação Científica pelo PROBIC-UEFS, no grupo de
estudos Trajetórias, Cultura e Educação (TRACE). Trabalhando com a temática A
trajetória do aluno-trabalhador de turno integral frente aos seus anseios,
perspectivas de futuro e condições de permanência na Universidade Estadual de
Feira de Santana que tem o objetivo de analisar aspectos relacionados ao modo de ser
jovem universitário e trabalhador, observando sua trajetória, anseios, as condições de
permanência e os projetos de futuro. Buscando analisar e discutir as maneiras pelas
quais eles vêm construindo caminhos e projetos de vida a partir das novas configurações
assumidas pelo trabalho na atual conjuntura.
Participante do Grupo de Trabalho Psicologia, Sexualidade e Identidade de Gênero do
CRP/03.
Colaboradores
Raphael Cardoso Brito
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Integra o Grupo de Pesquisa TRACE (UEFS) Trajetórias, Culturas e Educação, como pesquisador colaborador, desenvolvendo pesquisa sobre práticas sexuais e heterossexualidades no contexto da educação. Tem interesse na área de antropologia e dedica-se a pesquisar temas ligados à velhice, corpo, sexualidade, trabalho sexual e abjeção.
http://lattes.cnpq.br/6288643769000447
Linha de pequisa: Curriculos, culturas e invenções artísticas.
Coordenação
Elenise Cristina Pires de Andrade
January 01, 2020
As lentes, os olhos, os fundos, os vazios. Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp/Rio Claro (1987). Mestrado em Educação pela Unicamp (2002) per-correndo pela Proposta Curricular de Ciências do Estado de São Paulo e doutorado em Educação, também pela Unicamp (2006) em ex-cri(p)tas que ex-(s)correm em corredores curriculares em companhia de imagens, professores/as, Gilles Deleuze e tantas outras gentes, idéias e ex/pressões. Pós-doutorado na FLUP, no Porto em per-cursos (des)enquadrados junto a alunxs, fotografias e os conceitos de signo e diagrama (Deleuze). Professora Plena do Departamento de Educação da Uefs (BA) e do Mestrado em Educação, na mesma instituição. É líder do grupo de pesquisa "More than loud: Cenas musicais urbanas e culturas DIY, envolvendo universidades brasileiras e portuguesas". Participa, na UEFS, do grupo de pesquisa TRACE (Departamento de Educação), além do Grupo de Pesquisa Gefi: Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem. Experiências na área de Educação, ressoando mais fortemente em mídia e educação, ensino de ciências/biologia, divulgação científica e pós-modernidade.
Pesquisadores
Paula Oliveira de Holanda Cavalcante
January 01, 2020
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e estudante da especialização de Desenho com ênfase em Metodologia do Desenho na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Integrante do TRACE desde 2019. Atualmente realiza pesquisas voltadas à estética da comunicação, imagem e linguagem visual.
Tatiane Alves Ribeiro
January 01, 2020
Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade - UEFS (2015 / 2017). Especialista em Marketing Estratégico - FTC (2011 / 2012) Bacharel em Desenho Industrial - UNEB (2004 / 2008). Participa do grupo de pesquisa com imagens TRACE (Departamento de Educação) na UEFS (2015/2020). Professora do curso de Publicidade e Propaganda na UNIFACS-FSA e dos cursos de Artes Visuais (fotografia, audiovisual e desenho) no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e no Centro Cultural Maestro Miro em Feira de Santana. Fotógrafa integrante do Clube de Fotografia de Feira de Santana.
Luzineide Vieira de Sousa
January 01, 2020
Mestranda em Educação -UEFS (2014). Especialista em Met. e Prat. no Ens. de Lingua Portuguesa-UEFS (2000). Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Coordenadora do PROLIN (2006), Alfabetizadora do TOPA desde 2006. Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, ,Campus XIII,Itaberaba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: linguistica textual- língua Materna, Educação de Jovens e Adulto, Alfabetização e Letramento.
Nathalie Nunes Daltro de Castro
February 23, 2023
Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Feira de Santana ( UEFS). Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), desenvolve pesquisa voltada para a área de Gênero e Currículo , onde estuda Identidades de Gênero no currículo escolar. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social e questões de gênero, como professora exerceu estágio nos colégios, Estadual Durvalina Carneiro, Estadual Oliveira Brito, Estadual Odorico Tavares, Estadual João Durval Carneiro e Estadual Ferreira Pinto, lecionando a disciplina História.
Professor convidados
Edivan Carneiro de Almeida
February 23, 2023
Graduado em Pedagogia (1999) e especialista em Educação à Distãncia (2012) pela Universidade do Estado da Bahia, e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014). É professor na Rede Estadual de Educação da Bahia no Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira, no município de Ichu/BA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: construção de conhecimentos, currículo e cotidianos escolares do Ensino Médio, mídias e imagens.
Mestrandos
There are no items in this list
Bolsista de iniciação científica
Vitória Mariane Oliveira Melo
January 01, 2020
Cursa licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente desenvolve um plano de trabalho no grupo TRACE/UEFS no qual visa compreender como os alunos da Educação de Jovens e Adultos desenvolvem seus saberes e maneiras para burlar a educação escolarizada que lhes foi negada e quais os conhecimentos produzidos e expressos no uso dos recursos tecnológicos.
Colaboradores
There are no items in this list