top of page
Processos de Ingresso no Ensino Superior: transições, suportes e arranjos entre jovens universitários

O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de cursos de licenciatura da UEFS ao longo do primeiro ano. Fundamenta-se teoricamente nos estudos sociológicos e psicossociais sobre juventude, inserção e transições sociais e vida universitária. Trata-se de um estudo de natureza quanti-quali, que utilizará diferentes estratégias metodológicas, que vão da sistematização e análise estatística do banco de dados da universidade sobre perfil socioeconômico dos ingressantes, até a aplicação de questionários sobre a vida estudantil e a realização de grupos focais. Os sujeitos serão estudantes do primeiro ano de cinco licenciaturas com diferentes perfis (áreas de conhecimento, concorrência, evasão). A partir dos dados produzidos e analisados pretende-se criar um banco de dados sobre o perfil dos ingressantes, construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão, oferecendo insumos para a construção de programas de apoio aos ingressantes e à adaptação dos estudantes ao longo do curso.

​

Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart (coordenadora), Iron Alves, Ivan Faria, Amali D' Angelis Mussi, Fernanda Ribeiro Zatti, Aloísio Machado da Silva Filho, Gleyciane Santos de Souza.

Plano de trabalho
Investigação e análise das dificuldades de aprendizagem no primeiro ano das licenciaturas em Química e Matemática da UEFS

Pesquisadora bolsista: Gleyciane Santos de Souza – UEFS (gleyciane.uni@outlook.com).

Orientação: Dr. Ivan Faria (ivanxfaria@gmail.com).

​

Esse plano de trabalho tem como objetivo geral investigar e analisar as dificuldades de aprendizagem [ji1] dos estudantes das licenciaturas em Química e Matemática que completaram o primeiro ano do curso na Universidade Estadual de Feira de Santana, por observar que o primeiro ano no curso tende a ser decisivo na adaptação do jovem na universidade. A metodologia escolhida é de natureza quali-quanti, envolvendo análise de questionários e realização de grupos focais.

 

bottom of page