top of page
Processos de Ingresso no Ensino Superior: transições, suportes e arranjos entre jovens de universidades públicas da Bahia

O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os processos de transição e adaptação ao ensino superior entre jovens estudantes de oito cursos de graduação da UEFS e da UFRB, durante os três primeiros semestres de ingresso. O desafio da permanência estudantil, tendo em vista as renitentes taxas de evasão altamente concentradas em algumas áreas disciplinares, a perda de importância de algumas áreas - ilustradas pela baixa procura dos cursos de licenciatura, por exemplo -, além de questões como empregabilidade e formação profissional, são algumas tensões que atravessam nosso campo de preocupações na constituição dessa proposta de investigação. Entendemos, assim, que a relevância do atual projeto está em produzir tanto dados quantitativos mais sistematizados e panorâmicos acerca desse público (perfil socioeconômico; perfil psicossocial; motivações; rotinas escolares), quanto produzir dados qualitativos sensíveis ao que se refere aos aspectos subjetivos (desejos, dificuldades, suportes, adaptações). A partir dos resultados produzidos pretende-se criar um banco de dados sobre o perfil dos ingressantes, construir indicadores relativos às dificuldades de adaptação à vida acadêmica como fatores potenciais de evasão, possibilitando oferecer recursos para a construção de programas e políticas estudantis para melhor acolhimento, adaptação e permanência do jovem neste universo.

​

Integrantes: Mirela Figueiredo Santos Iriart (coordenadora), Iron Alves, Ivan Faria, Daniela Abreu Matos, Luis Paulo Oliveira, Amali D' Angelis Mussi, Fernanda Ribeiro Zatti, Aloísio Machado da Silva Filho, Thalita N. Gazar, Victória Lima, Milena Nascimento.

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Planos de trabalho
Mães-universitárias na Universidade Estadual de Feira de Santana

Pesquisadora bolsista: Thalita Nascimento Gazar (thalita.gazar@outlook.com).

Orientação: Drª. Mirela Figueiredo Iriart (mifis36@gmail.com).

​

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O plano de trabalho dá ênfase à vivência de mães-universitárias da Universidade Estadual de Feira de Santana, com objetivo de conhecer o perfil sociodemográfico dessas mulheres e identificar os suportes e dificuldades encontrados no percurso da vida acadêmica, ao conciliarem com a maternagem. Os dados foram coletados através de aplicação de questionário e entrevistas em profundidade com mães-universitárias de alguns cursos selecionados e serão analisados de forma quanti-qualitativa para atingir os objetivos elencados.

Inserção de jovens LGBT+ no ensino superior: a relação da UEFS com o processo de Inclusão, descoberta e construção das identidades sexuais e de gênero

Pesquisadora bolsista: Victoria Lima Da Silva (victorilima05@outlook.com).

Orientação: Drª. Mirela Figueiredo Iriart (mifis36@gmail.com).

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

​

O presente trabalho pretende analisar a inserção de jovens LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais, Transgêneros, entre outros) no ensino superior, observando aspectos sobre a descoberta, construção e ações desses grupos, especificamente, dentro da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pretende-se desenvolver um estudo sobre a construção da identidade e inclusão de estudantes LGBT+ na vida universitária, considerando as identidades sexuais dissidentes, com base na Teoria Queer, ou seja, considerando as identidades sexuais e de gêneros dissidentes daquelas naturalizadas dentro de uma norma biologicamente inscrita. Observar-se que boa parte dos ambientes educacionais ainda não estão preparados para lidar com as diferentes formas e expressões que as identidades dissidentes performam. Muitas vezes, o preconceito e a discriminação são reproduzidos nesse ambiente de maneira silenciosa ou até mesmo através da violência explícita. Diante das constatações Propõe- em uma universidade do interior da Bahia, contribuindo para a ampliação do debate acadêmico e a diminuição das formas de preconceito e opressão às vivências que divergem da heteronormatividade.

Trajetória do aluno-trabalhador de turno integral frente aos seus anseios, perspectivas de futuro e condições de permanência na UEFS

Pesquisadora bolsista: Milena Costa Nascimento (milyzinha_fsa@hotmail.com).

Orientação: Drª. Mirela Figueiredo Iriart (mifis36@gmail.com).

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

​

Esse plano de trabalho tem o objetivo de investigar aspectos relacionados ao modo de ser jovem universitário e trabalhador, observando sua trajetória, anseios, as condições de permanência e os projetos de futuro. Os dados serão coletados a partir da aplicação de questionários, entrevistas em profundidade com estudantes trabalhadores e grupos focais, buscando analisar e discutir as maneiras pelas quais eles vêm construindo caminhos e projetos de vida a partir das novas configurações assumidas pelo trabalho na atual conjuntura.

bottom of page